Ciclos de um Relacionamento Amoroso Narcisista
- saudepsicofisica

 - 1 de nov. de 2021
 - 2 min de leitura
 
O relacionamento narcisista geralmente se caracteriza por três fases:
1◦ FASE: O encontro do príncipe/princesa encantado(a) – Essa primeira fase está sempre atrelada a velocidade, intensidade e uma conexão muito intensa, é a fase da conquista, onde o Narciso enche a pessoa de amor, faz de tudo para conquistar: gentileza, cordialidade, atenção exagerada, presentes, etc. A pessoa se aproxima muito rápido e em pouco tempo está dizendo que te ama, que nunca sentiu isso por ninguém, que existe entre vocês é algo muito especial, que é de outras vidas. . . É um verdadeiro bombardeio de amor.
2◦ FASE: A desvalorização – Fase que a pessoa narcisista mostra a sua verdadeira personalidade, egoísmo, manipulação e ciúmes excessivo. Após ter puxado a outra pessoa para dentro do ciclo, ter feito promessas, demonstrado que é única e especial, começa a isolar a pessoa e para isso diz que ela não precisa de mais ninguém, começa apontar defeitos e implantar desconfiança nos demais relacionamentos da pessoa através de comentários, como por exemplo, “você não percebe que as suas amigas tem ciúmes de você, que seus pais não priorizam você, que o seu trabalho não vale a pena?” Todo posicionamento tem a intensão de tirar a pessoa do contexto, do convívio social, de provocar ressalvas que nunca ocorreram antes, de desenvolver sentimentos ruins, portanto, de afastar do mundo e mantê-la numa bolha.
O Narciso passa a controlar tudo, as mensagens, e-mails, redes sociais, quem são seus amigos, onde você foi e o que você fez. Nunca cede em nada, não reconhece o erro e tudo tem que ser do seu jeito e no seu tempo.
O Narciso conhece os gatilhos, os pontos fracos da pessoa e usa isso intencionalmente para provocar um profundo desconforto, confusão e culpa na outra pessoa através de acusações recorrentes de inabilidade, inadequação, incapacidade e exagero diante de quaisquer circunstâncias. Alega que todas as suas ações, tudo que fez de ruim foi por causa da outra pessoa: “Olha o que você fez.....você é louco(a)... você que não sabe confiar....você é fraco(a) nunca vão te amar e te valorizar como eu....”. Com as constantes acusações, depreciações e manipulações a vítima começa a se sentir muito mal, culpada e também responsável por fazer qualquer coisa para concertar a relação.
Se coloca como sendo a vítima e enquanto isso aciona todas as táticas possíveis para jogar com a cabeça da pessoa. Na maioria dos casos age de maneira explosiva, agressiva, sem autocontrole.
3◦ FASE: O descarte – O Narciso vive um projeto amoroso independente e não a dois, ele ama o amor que sentem por ele, por si próprio. Depois de conseguir o que queria abandona a parceira (o). Planejam a volta quando bem entendem e moldam a seu discurso ao que o outro quer ouvir, como por exemplo: “Todo esse tempo longe foi terrível.....percebi que você é a pessoa certa...vou procurar ajuda...vai ser diferente”.
Romper esse ciclo não é fácil, mas é necessário para ser livre. É necessário Praticar o amor próprio, a autovalorização, a autoestima e ser feliz sem a aprovação de ninguém!
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários