top of page

Autoestima Baixa

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 22 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Vamos falar de autoestima baixa, mas antes iremos entende melhor o que é autoestima.

Autoestima, como o próprio nome diz, significa ter estima por si próprio. Ter amor incondicional, respeito , admiração pela pessoa que você é.

É preciso ter cuidado com algumas armadilhas, exemplo: Comparação com outras pessoas, seja com intuito de se sentir melhor, ou mesmo para se depreciar, cada pessoa é única , sendo impossível uma comparação justa, além do mais quando você se compara às outras pessoas, não está se amando incondicionalmente, mas sim manifestando carência e dependência afetiva .

Sendo assim apenas desenvolvendo o verdadeiro amor pelo simplesmente fato de você se, é que se libertará de uma vez por toda das dependências, externas materiais, ou sentimentais que mascara sua essência verdadeira.

A autoestima costuma ser confundida com autoconfiança e autoaceitação. De fato as diferenças são muito sútis e não é nosso objetivo aprofundar na questão conceitual, mas sim, entender que autoestima tem a ver: " Com o valor que a pessoa se atribui", ou seja, é algo bem subjetivo, de ordem emocional, como reconhecemos nossas qualidades, e sobretudo o quanto a gente sente merecedores do que há de melhor.

Autoestima baixa o que fazer ?

"Antes o mundo era pequeno

Porque terra era grande

Hoje o mundo é muito grande

Porque a terra é pequena ....... Gilberto Gil !”.

Ai você pensa: essa terapeuta está doida, o que tem a ver essa música com baixa autoestima ? Calma vou te explicar....... É que fiquei pensando no quão rápido estão as coisas, o quanto o mundo anda exigindo cada vez mais agilidade, desempenho, objetividade da nossa parte.

O primeiro passo para resolver a questão da autoestima é identificá-la e para isso você precisa ''PARAR''. Isso mesmo PARE , pare de correr, pare de resolver coisas, pare de dar satisfação para o externo, e olhe para dentro de você ......

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a coluna ereta, silenciar, e manter o coração tranquilo ...... Sim pare um pouco , seus filhos não vão morrer, seu chefe não vai te demitir, sair um pouco da confusão mental a que somos expostos com tantas distrações, tanto ladrões de tempo e energia .

Respire pergunte-se qual é a sua necessidade, porque uma das características de quem tem autoestima baixa é dar prioridade as necessidades dos OUTROS .

Identifique quais são as suas necessidades e vontades, perceba seu corpo, talvez ele esteja precisando de algum nutriente, de algum hidratante , de algum chamego ...... Dê você mesma (o) o que o seu corpo precisa, porque outra característica de quem tem autoestima baixa , é esperar dos outros aquilo que nem a própria pessoa se dá.

Agora pensa comigo se você não se priorizar ..... porque outra pessoa iria fazer isso ? As pessoas em sua volta tendem a gostar do mesmo que você ?, então se ame e multiplicará por um milhão as chances das outras pessoas também te amarem!

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA AUTOESTIMA BAIXA ?

Surrupia a nossa qualidade de vida, te rouba a capacidede de sentir-se merecedor (a) de tudo que há de melhor. Perceba que eu me refiro ao que há de melhor, é isso que todos nós merecemos.

SINTOMAS :

Não gostar do que vê no espelho

Nunca se conecta consigo mesma (o)

Medo constante de perder o parceiro ou a parceira

Sistema imunológico fraco

Para concluir segue as dicas de comportamentos que aumentam a autoestima :

  • Procure desenvolver pensamentos fortalecedores

  • Faça afirmações positivas

  • Construa sua auto imagem de poder, caso seja muito dificíl sozinha busque ajuda com um terapeuta, faça terapia, isso chama- se amor próprio, cuidar do seu bem precioso que é você mesma (o).

  • Cuide da sua baixa autoestima, não espere que ela se transforme em uma depressão ou uma somatização no seu corpo, peça ajuda. Se ame!


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page