Alguns tipos de Depressão:
- saudepsicofisica

 - 9 de set. de 2021
 - 2 min de leitura
 
Quando você pensa em Depressão, você consegue imaginar que existem vários tipos? Pois é. Por isso é de muita importância busca por um profissional competente para um diagnóstico acertivo e coerente, com as necessidades de cada indivíduo.
Resumo dos Tipos mais frequentemente diagnosticados em adultos:
✅ Depressão Maior: É o tipo mais comumente conhecido e se divide em três graus: leve, moderado e grave. Os sintomas apresentam-se em boa parte do dia, todos os dias.
✅ Depressão persistente ou Distimia: Geralmente dura dois anos ou mais. Os sintomas podem se camuflar como aspectos da personalidade da pessoa. A intensidade dos sintomas podem mudar ao longo do tempo.
✅ Depressão Sazonal: Surge principalmente em invernos rigorosos quando se reduz a exposição ao sol. Piora o funcionamento do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina no corpo. Muito comum em países que o inverno dura muitos meses.
✅ Depressão pós-parto: Ocorre já durante gestação e após o nascimento do bebê. Inclui episódios depressivos e os efeitos podem ser graves para a mulher, bebê e família.
✅ Transtorno Disfórico Pré- Menstrual: Apresenta os mesmos sintomas de uma TPM , porém de forma bem mais severa e incapacitante. O TDPM inicia cerca de 7 a 10 dias antes da menstruação e diminui após o início do período.
✅ Depressão Psicótica: Cerca de 20% das pessoas com depressão apresentam episódios tão graves que desenvolvem sintomas psicóticos (delírios e alucinações). Esse tipo de depressão é grave sendo caracterizada por episódios de perda de conexão com a realidade.
✅ Depressão devido a outra condição médica: Algumas doenças clínicas como hipotireoidismo, tumores e algumas demências podem causar depressão. Essa condição é uma perturbação proeminente e persistente do humor, sendo decorrente de efeitos fisiológicos advindos de uma condição médica geral.
✅ Depressão Mista: Conhecida atualmente como “Depressão Ansiosa”, apresenta características que se mesclam com o transtorno de ansiedade, requisitando assim um diagnóstico cuidadoso.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
@psicologa.marialuciapesce




Comentários