top of page

A Ansiedade da mãe pode comprometer a saúde dos filhos

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 23 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Todos nós sabemos que o estado emocional da mãe é um fator importante para a saúde emocional de seu filho. Certo?

Mas como o estado emocional de uma mãe ansiosa pode afetar as conexões do cérebro de seu filho?

Este tema nos exercita a uma reflexão importante.

Como promover o crescimento do cérebro saudável? Quais os direitos que deveríamos garantir às crianças em relação a estilos de vida e desenvolvimento? Ou seja, quais oportunidades estamos oferecendo para nossos filhos?

Fugir de situações estressantes e manter a tranquilidade é uma das principais recomendações para as futuras mamães garantirem o bem estar de seus filhos, apesar de termos contato com estas informações sociais e proclamadas pelas mídias, temos pouca informação de como as redes neurais macroscópicas funcionais do feto são construídas na influência da gestação e como o desenvolvimento do cérebro do filho é afetado quando a mãe é ansiosa.

A gestação e a maternidade envolvem mudanças físicas, hormonais, sociais, familiares, profissionais e psicológicas. Cada vez mais a comunidade científica tem investigado essas mudanças e o que elas desencadeiam na vida das mães e de seus filhos. São tantas as transformações e reestruturações que uma gestante enfrenta: as preocupações e pressões não acabam quando o filho nasce. Formar uma criança, sem dúvida é uma das maiores responsabilidades e desafios que uma pessoa atravessa. Essas mudanças têm sugerido hipóteses de que mulheres grávidas são mais vulneráveis a desenvolverem psicopatologias importantes como ansiedade e depressão.

O desenvolvimento do vínculo e de um relacionamento saudável entre a mãe e o bebê é um dos processos psicológicos mais importantes após a gestação. O tipo de relacionamento que será adotado é determinante para a construção de um relacionamento único, que repercutirá num longo período de tempo.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clinica

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page